quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

MANUEL JOSÉ

(Manuel José de Jesus Silva,9/4/1946, Vila Real de Santo António)
Médio / Defesa

62/63-Benfica--------------jun.
63/64-Benfica--------------jun.
64/65-Benfica--------------reservas
65/66-Sp.Covilhã-----------II
66/67-Varzim---------------I
67/68-Belenenses-----------I
68/69-Benfica--------------I
69/70-União Tomar----------II
70/71-União Tomar----------II
71/72-União Tomar----------I
72/73-União Tomar----------I
73/74-Farense--------------I
74/75-Farense--------------I
75/76-Farense--------------I
76/77-Beira Mar------------I
77/78-Sp.Espinho-----------I
78/79-Sp.Espinho-----------II*





































 

*como jogador-treinador



"Com 16 anos, chega ao Benfica. "Estávamos em 1962, o treinador era o Fernando Cabrita e eu jogava a extremo- -esquerdo. Nos juniores, marquei um golo ao Sporting com um chapéu ao Damas quase do meio-campo. Na época 1968-69 sagrei-me campeão nacional. Bastou um jogo, com a Académica. Ganhámos 3-2 na Luz. Substituí o Simões aos 71 minutos, com o resultado 2-1 para eles. O campo estava enlameado e eu nem cheirei a bola. Joguei mesmo mal. Devo ter sido assobiado pelo público, mas disso nem me lembro. Porque será? Quem nos safou nessa tarde foi um jovem chamado Praia, um extremo-direito que saltava, pulava e fazia sei lá mais o quê. Foi ele que marcou os dois golos da reviravolta. Isso foi em Dezembro, a 1 de Dezembro, para ser mais preciso. Em Abril acabou o campeonato e o Benfica fez a festa. A direcção telefonou-me então para o quartel de Queluz, onde fazia a tropa, a convidar-me para ir receber a medalha de campeão mas eu não fui. Ia lá fazer o quê? Então joguei 19 minutos, e mal, e ia receber a medalha? Não, nem pensar." Bem, rectificamos então: Manuel José tem 23 títulos. Ou não?
Como jogador, Manuel José só pára em 1978, no Espinho. Antes, União de Tomar, Farense e Beira-Mar. É aqui, em Aveiro, que Manuel José joga finalmente com Eusébio. "Já me tinha cruzado com ele no Benfica, mas falhámos por uns minutos. No tal único jogo que fiz, entrei aos 71 minutos e ele saiu pouco antes. Eu estava lá quando ele marcou o 320.o e último golo da carreira. Já tinham passado oito anos e havia notórias diferenças físicas, mas ainda era o Eusébio. Empatámos 1-1 com o Sporting e ele marcou a 30 ou 35 metros da baliza. Puxou do pé esquerdo e aí vai disto. Mas o melhor golo que lhe vi marcar nem foi esse."

Texto retirado do Jornal I

«Marquei ao Damas quase do meio-campo!

Como jogador, Manuel José representou Benfica, Covilhã, Varzim, Belenenses, Beira-Mar (com Eusébio), União Tomar, Farense e Espinho. Aqui ficam algumas recordações: “Cheguei ao Benfica aos 16 anos, em 1962, no tempo do Fernando Cabrita, como extremo--esquerdo. O meu primeiro golo ao Sporting foi nos juniores, com um chapéu ao Damas quase do meio-campo. Depois, andei de clube em clube, a ser emprestado. De volta ao Benfica, em 68-69, sagrei-me campeão nacional. Não foi uma coisa que mexesse muito comigo, pois só fizera um jogo (Académica, 3-2 na Luz). Resultado: nem sequer fui receber a medalha e não estou na foto oficial dos campeões.”


Excerto de uma entrevista de Manuel José ao RECORD



Manuel José como capitão do Farense,
entrevistado pelo jornalista Joaquim Rita da
"A Bola" em 1975

Manuel José,o 3º em cima,da esquerda,titular no 
União de Tomar que subiu á 1ªDivisão em 1970/1971



















Manuel José,o 2º em cima,da esquerda,no Farense.Em
 3 épocas no Farense,Manuel José contabilizou 81 jogos 
e 7 golos











Manuel José,o 2º em cima,da esquerda,no Beira-Mar em 
1976/1977 onde jogou com Eusébio,o 4º em cima.













Manuel José,o 2º em cima,da direita,Capitão e 
Jogador/Treinador do Espinho em 1978/1979


















Manuel José,treinador do ano de 1994/1995 
para o "Jornal do Algarve"
























 

 

 

 

 

Manuel José já treinador no Sporting de Espinho
em 1981/1982 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 


Sem comentários: